4 formas de transformar seu Brandbook em uma experiência real

Utilize as ferramentas certas de Branding e todos os seus stakeholders vão falar a língua da sua marca.

Primeira semana como Head de Marketing. O telefone toca. Do outro lado da linha, seu chefe pergunta quem fez a campanha da Sucursal X usando cores do seu maior concorrente. Entre procurar os e-mails do contato daquela sucursal e respirar fundo, você, começa a imaginar porque isso pode ter acontecido:

  • As regionais não têm acesso a um guia de marca com todas as possibilidades, como arquitetura de marca, cores e grafismos;
  • Não foi criada uma Matriz de Relacionamento ou de Conteúdo para apoiar no discurso;
  • Sua equipe não dá conta de todos os pedidos regionais;
  • Nunca foi feito um treinamento ou um bate-papo para cruzar as possibilidades da marca mediante as necessidades de cada regional;

(e por aí vai!)

Se ainda não aconteceu com você, certamente algum colega de profissão já deve ter passado por essa situação. Um trabalho prévio, muito bem amarrado e comunicado de forma clara, pode salvar o seu ouvido de telefonemas tensos e também favorecer o relacionamento com demais equipes dentro da empresa.

Muitas vezes, esse “corre” prévio não acontece por falta de verba específica, mas no fim das contas, é o que economiza tempo seu e de sua equipe, dinheiro pra firma e acelera um reconhecimento de identidade corporativa tanto dentro quanto fora dela. 

Aqui, na Tutto Branding, temos uma série de ferramentas que ajudam não somente na implementação da marca, mas também contribuem com o engajamento dos colaboradores. Assim, o posicionamento da marca pode ser visto em todos os pontos de contato, transcender para fora da empresa de forma coesa e apoiar as áreas nas ações ao longo do tempo.

Vamos conhecer as ferramentas que impulsionam o awareness da marca?

Brandwalk – Similar à jornada do consumidor, Brandwalk é o mapeamento de pontos de contato de públicos estratégicos com a marca. Neste processo, identificamos oportunidades de comunicação e engajamento em lugares como escritórios corporativos, filiais e lojas físicas.

Matriz de relacionamento – Com o retrato do presente e sabendo qual a verdade do seu negócio, te ajudamos a inserir esse propósito no contexto mercadológico, compreendendo a abordagem e os canais certos para construirmos continuamente valor para a sua marca diante de todos os seus stakeholders.

Bootcamps –  são workshops com áreas específicas para alinhar o branding e a prática do tom de voz da marca ao dia a dia da empresa. Esse treinamento específico gera um guia de consulta.

Matriz de conteúdo – com a personalidade da marca e o tom de voz definidos, criamos um framework com sentenças-chaves para falar com cada público e facilitar a apropriação e perpetuação da identidade corporativa de acordo com um plano tático previamente acordado.

Essas são algumas das ferramentas que facilitam a imersão da empresa no posicionamento ou reposicionamento de marca e que também funcionam como instrumentos de capacitação de todas as áreas para se apropriarem do discurso no dia a dia.

E aí? Isso facilitaria sua vida como gestor de marca? Conta pra gente!