Afinal, branding é custo ou investimento?

Você deve estar pensando, “mas se a Tutto é uma agência de branding, é claro que vai defender que fazer branding é investimento”. E você está corretíssimo. Até porque a agência foi criada justamente em movimento de inconformismo com o mundo corporativo, mas com muita bagagem, inovação e a certeza de que, mais do que preço, praça e produto, é preciso ter posicionamento claro, coeso e saber engajar tanto interna quanto externamente. E você, CEO ou líder de uma empresa que busca seu lugar no mercado, já deve ter ouvido falar que seu maior sucesso ou seu maior fracasso dependem do que se pensa não só sobre seu produto, mas sobre sua marca e seu propósito também, certo?

Cada vez mais as pessoas escolhem produtos com base no que conhecem e confiam em relação a uma marca. Segundo o Relatório Trust Barometer da Consultoria de PR Edelman, confiança é o terceiro critério de compra, atrás apenas de preço e qualidade, e está atrelada a reputação e propósito. No Brasil, confiança na marca é importante ou essencial para 90% dos entrevistados, e cresceu como critério de compra com 55 pontos em relevância em relação ao período anterior.

É exatamente disso que estamos falando por aqui: antes de iniciar um processo de branding, é fundamental que você tenha clareza sobre o seu negócio. Tanto em relação aos seus produtos ou serviços, quanto sua concorrência, seu propósito e seus clientes e prospects. Afinal, clareza gera transparência e isso significa confiança. Ou seja, qual problema o seu produto ou serviço se destinam a resolver, para qual tipo de empresa ou consumidor? E qual impacto positivo sua marca causa no mundo hoje?

Uma marca bem resolvida, além de ter alto awareness (consciência de marca) diante de seu público, gera conexão emocional com os clientes. Mais do que isso, ela não entrega só produtos e serviços que respondem à promessa da marca, mas surpreende com experiências relevantes e, por fim, tem uma comunicação alinhada ao informar, nutrir a cultura, gerar engajamento e aumentar a fidelidade aos seus stakeholders, expondo de forma autêntica seus valores e diferenciais.

Nesse ponto, é indispensável o mergulho em um processo profundo e estruturado de branding, que inicia com um diagnóstico preciso do negócio, com base em metodologias que vão extrair a  identidade corporativa em sua máxima essência.

É como uma prova de triatlo. São muitas etapas, são muitos envolvidos e precisa de muito treinamento. É aquilo: algumas horas de prova a que a gente assiste na TV são resultado de muito treino, disciplina e metodologia, estratégia, espírito de equipe e por aí vai.

Construir branding é assim.

 

Para chegar numa marca ou numa nova marca, caso este seja o seu caso, com um posicionamento claro e coerente, é preciso seguir alguns passos. E, neste caso, a ordem dos fatores, sim, muda o produto final.

“Por quê?”, você deve estar se perguntando.

O diagnóstico é a primeira etapa do processo de branding. É ele que vai mostrar todos os pormenores da sua marca, do seu propósito, da sua cultura, ou seja, tudo o que hoje seus colaboradores, parceiros e até fornecedores conseguem identificar, mas que na maioria das vezes não está claro ou nomeável. E somente com pesquisas qualitativas e entrevistas bem estruturadas é possível enxergar aquilo que está intrínseco, e às vezes invisível, ao seu negócio.

A partir de então, é viável construir um posicionamento de marca, definição de cores, de logo, de naming e até de como a sua marca vai falar com cada público, a partir de seu tom de voz.

O caminho não é curto, mas é certeiro, vai levar sua marca a um novo patamar de resultados. E a Tutto facilita toda essa transição para que sua marca alcance o máximo de sua potência.

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