Essa marca não me representa mais: quando reposicionar-se é natural e necessário

Talvez você já tenha visto diversas tendências por aí que apontam para um cenário de mudanças cada vez mais disruptivas. Umas sobrepondo umas às outras, quase que ocorrendo ao mesmo tempo e, no meio de tudo, nós, consumidores, usuários. Ora indo pra cá, ora indo pra lá.

O teorema do pêndulo simples
Todo mundo sabe mais ou menos como funciona um pêndulo. De um eixo central, ele percorre de um lado a outro e seu próprio peso e eixo o trazem de volta para o lado oposto, sucessivamente. Assim o historiador Arthur Schlesinger traduziu o comportamento político ao longo da história. De um lado, temos o progressismo radical. Do outro, o conservadorismo radical. No caminho entre os dois há compromissos e consensos, de modo que, por toda a história, vamos de um lado para o outro na Política, na Economia, na Sociedade. E como seu negócio se comporta no meio desse turbilhão? E sua marca? E sua estratégia de branding?

A nova economia é com certeza um dos maiores motivos de movimentação desse pêndulo. Como ilustra Diego Barreto (CEO do iFood), a Nova Economia trabalha olhando para uma extensa jornada do cliente a partir de tecnologias proprietárias num cenário de inovação sem fim .  

Neste contexto, o reposicionamento de marca é um movimento natural de negócios que evoluem em adaptação às novas tecnologias, novas necessidades e uma nova sociedade que se modifica a cada dia. Imagine uma marca que tenha começado pequena, com algumas dificuldades, e optado apenas por uma marca visual, sem pensar no que estava por trás de tudo de uma estratégia de branding.

Um outro cenário, por exemplo, envolve marcas que se unem e nenhuma das duas efetivamente reflete o que esse novo negócio se transformou. 

É natural, portanto, repensar valores, cultura, e o propósito da marca a partir dessa nova visão de mundo, ainda mais estratégica e como ferramenta para diferenciação de mercado. 

Seja qual for o motivo, a Tutto Branding tem cases de sucesso de reposicionamento, para marcas como Accesstage, Tracbel e Bravo GRC. Cada uma dessas empresas estava num momento em que precisava se reposicionar para se conectar melhor aos seus consumidores, clientes, colaboradores e assim, gerar mais negócios.

Sentiu que está em algum momento assim? Chama a Tutto e vem se reposicionar com a gente!