Experiência agora é ‘phygital’

Você deve ter acompanhado por esses dias a revolução da marca Ponto Frio, que agora tornou-se Ponto :> (https://www.pontofrio.com.br). E ponto final. Esse é um case de reposicionamento que vem exatamente de uma nova demanda do consumidor: a experiência “phygital” (das palavras em inglês “physical” e “digital”).

Ser phygital é oferecer uma experiência única que alcance o seu cliente com a mesma qualidade, seja nos pontos de contato físicos, seja nos ambientes digitais. Os atributos da sua marca devem ser percebidos em qualquer canal que seu cliente venha acessar. Para conhecer, para comprar, para reclamar, ou simplesmente para conversar, mesmo!

É interessante notar que, além de uma reformulação da marca em si, o Ponto :> também investiu em melhorias em seu portal e app, tornando-os mais intuitivos, reorganizando a exposição de produtos, oferta de serviços e dando grande destaque às suas recorrentes promoções, coisa que nunca deixará de existir na vida de um grande varejista. 

Além disso, a marca, que carrega a tradição de mais de 70 anos, não podia perder a confiança de seus consumidores e, para o reposicionamento, planejou e fez uma ação coordenada para atualizar suas 160 lojas ao novo padrão visual em um único dia.

É ou não é um case fresquinho de experiência phygital?

O ovo ou a galinha?

Sabe aquela máxima “Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?”, então. As experiências phygital são decorrentes de estratégias claras que as marcas decidem adotar para diferenciar-se em seus mercados de atuação.

Se as estratégias de comunicação e marketing não são criadas intencionalmente e suas práticas são limitadas a copiar a concorrência ou simplesmente ‘entregar o que o cliente já espera’, uma possível queda no gráfico de market share lhe espera! 

Quando uma marca consegue refletir genuinamente suas ambições e visão de mundo, seja na comunicação institucional, na publicidade, em sua cultura interna e nas experiências que promove, mais a mais pessoas estarão conectadas aos seus ideais.

Ser phygital, no fim do dia, é levar o branding a sério. É tê-lo como pauta transversal da empresa, orientando e criando ações que aportam valor à marca e ao negócio. No caso da Ponto:>, o reposicionamento deixou claro como a marca está se colocando a serviço da inovação. E é assim que, aqui na @tuttobranding, ajudamos marcas em seus desafios da Economia 4.0. 

*fonte da imagem: divulgação Ponto:>.