Porque propósito é querer de verdade.

Geralmente, quando desvendamos o propósito de uma marca – e esse é um processo feito em cocriação com o cliente aqui na Tutto Branding -, a reação de nossos clientes é sempre muito parecida. É como se tirássemos um véu muito fino de algo que, de alguma forma, já estava lá e que todo mundo minimamente sentia, percebia, mas não explicava. E, o mais bacana, é que advém da busca pelo óbvio. 

“Propósito é querer de verdade. É olhar para o passado para construir o futuro, no presente.”

Quando você conhece o seu negócio e tem clareza do impacto positivo que ele pode gerar para a sociedade,  torna a competição irrelevante. Ao saber quais são as principais forças e fraquezas, você passa a conhecer também as oportunidades que podem levar o seu negócio além. O lucro é consequência – que, naturalmente, gera mais oportunidades-, mas só para quem sabe de onde veio e aonde quer chegar. O propósito sustenta a estratégia. Faz evoluir. Gera impacto e transforma.

Basta zapear as notícias ligadas à transformação digital ou qualquer forum de inovação: ambos falam sobre as tendências para 2021 e indicam ferramentas, práticas e conceitos. Mas elas só servem para apoiar objetivos de negócios muito claros e bem definidos.

“Você faz seu planejamento e refaz todos os dias, se precisar.”

Em um momento de transformações rápidas e profundas, vemos que a comunicação eficaz entre as pessoas, a experiência do usuário e a tecnologia estão conectadas como principais pilares de transformação. A TI nunca foi tão fuzzy e a comunicação nunca precisou ser tão estratégica.

Por isso, nesse mundo líquido e volátil (que também já foi chamado de VUCA ou BANI), no fim do dia, é o propósito da sua marca que vai transmitir a verdade é a vontade real do seu negócio. É ele que inspira as equipes, os consumidores e os seus melhores dias.

P.S. Estamos falando bastante sobre propósito em nossas redes sociais. Gosta do tema? Quer dar sua opinião? Siga a @tuttobranding