Quem é a mãe da criança?

Branding não é um projeto só dos times de Marketing e Comunicação

Imagine a seguinte situação: uma regional da sua empresa lança uma campanha de incentivo aos vendedores por conta própria, numa iniciativa que demonstra inovação e proatividade, mas sem avisar Marketing, Central de Atendimento, o pessoal do Produtos ou o Diretor de Vendas Regional. Então, entramos numa avalanche de desinformação, que pode dar muito ruído na Brand Experience, a famosa experiência do cliente com a sua marca. 

Se você é do time de Marketing na empresa em que trabalha, provavelmente você tem a missão de ser guardião da marca e, caso saiba da campanha, vai fazer de tudo para minimizar os riscos. Se você é CEO ou tem um cargo de alta liderança, você aprendeu que o guardião da marca é o Marketing e vai cobrar do time essa postura de minimizar os riscos. Por fim, se você é de outra área na empresa, talvez só se lembre disso quando for acionar o Marketing para perguntar do que se trata a campanha que o cliente na linha está falando e ninguém souber responder essa pergunta.

E é aí que, independentemente da área de atuação, a sua resposta vai impactar o cliente, positiva ou negativamente, e isso pode gerar tanto satisfação, quanto uma decisão de nunca mais comprar nessa empresa.

Segundo uma pesquisa da NeoAssist em parceria com a E-commerce Brasil, 70% dos brasileiros estão insatisfeitos com os serviços de SAC das empresas. Por outro lado, 53% dos anunciantes acreditam que incentivar conversas orientadas por dados por toda a organização se tornará cada vez mais importante nos próximos anos e 81% acreditam que suas marcas deveriam usar dados proprietários combinados aos dados de pesquisa (segundo a pesquisa “Estratégia de dados para o crescimento de marcas”, da Kantar Ibope Media).

Ou seja, não somente a resposta que cada colaborador dá, dentro de sua rotina de trabalho, deve estar alinhada ao propósito de marca, mas, também, os dados gerados pelas áreas precisam ser combinados com pesquisas de mercado para que a empresa possa redefinir suas estratégias continuamente e alinhar todo o time e fornecer uma experiência de marca uniforme em todos os seus pontos de contato.

Por isso, em um trabalho de Branding ou Rebranding, a metodologia Tutto considera muito além do time de Marketing, mas profissionais de áreas distintas para criar um grupo de trabalho que vai ajudar no estabelecimento do posicionamento da sua marca.

É através de um workshop com colaboração multidisciplinar que podemos ter mais assertividade na elaboração de um diagnóstico que vai contar com a visão de cada envolvido.

Além disso, neste workshop, que acontece no início do trabalho de Branding, conseguimos insumos emocionais e culturais que outros documentos e pesquisas que utilizamos nesse processo não nos dariam com precisão.

A partir daí, conseguimos estabelecer a plataforma de marca, que, como você já viu por aqui, envolve manifesto, propósito, tom de voz e desdobramentos.


Mas, afinal, qual é o propósito de uma marca?

Aqui, na Tutto, temos várias definições para um tema inesgotável:

  • Propósito é querer de verdade.
  • Propósito de marca é impactar positivamente o mundo com seu negócio.
  • Propósito de marca é inspirar equipes, consumidores e o dia das pessoas com seu produto ou serviço.
  • É um posicionamento a partir de sua visão de mundo.

E por aí vai.

Mas, para seu cliente se conectar com seu propósito, todos os seus colaboradores precisam se conectar também.

Como você tem feito isso na sua empresa? Conta aqui pra gente.